contador de visitas para blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Economista, com especialização em Engenharia de Transportes, Eliane tem mais de 30 anos de carreira dedicados ao serviço público

Participou de movimentos sindicais, tendo integrado a diretoria colegiada do Mova-se, o sindicato dos servidores do estado.

Participou de todas as lutas históricas ao lado de seu irmão Sergio Novais que, como sindicalista, vereador e deputado federal, foi defensor árduo do trabalhador e do meio ambiente. Dentre algumas de suas importantes conquistas estão o fim do Horário de Verão no Nordeste e a não privatização da água no Ceará.

Foi diretora de Gestão Empresarial da Cagece em 2007.

Em 2008 foi eleita para seu primeiro mandato: o de vereadora, sendo a mulher mais votada de Fortaleza. Por sua atuação, foi reconhecida como uma das parlamentares mais influentes, segundo publicado no Anuário do Ceará, do jornal O Povo.

Na Câmara Municipal, foi presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania, teve forte participação na Frente Parlamentar da Mulher, da Criança e do Adolescente e foi relatora da Comissão Especial criada para ampliar, em Fortaleza, o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, do Governo Lula.

Foi também uma das principais responsáveis pela criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas na Câmara Municipal. Destacou-se por sua atuação no enfrentamento às drogas, desenvolvendo campanhas educativas e conseguindo aprovar a recriação do Conselho Municipal de Combate às Drogas e a criação de um Fundo Municipal de Prevenção às Drogas.

Ainda no legislativo municipal, criou o Programa Câmara Ambiental, que visa reduzir o impacto ambiental gerado pelas atividades da Câmara Municipal de Fortaleza. Através dele, são realizadas ações como o plantio de árvores para compensar a emissão de CO2 na atmosfera, coleta seletiva e, em parceria com cooperativas de catadores, a reciclagem de todo o lixo produzido na Casa. O Programa serve de modelo para todos os órgãos públicos do Estado.

Preocupada em abrir diálogo com a sociedade e estimular a participação popular, o mandato de Eliane na Câmara Municipal promoveu várias audiências públicas, cerca de 10% do total realizado na Câmara. Foi daí que surgiram os projetos de leis que criaram o Dia do Humorista, a Semana Zilda Arns de Defesa dos Direitos Humanos e a Semana Municipal de Doação de Medula Óssea.

Foi autora do projeto de lei (aguardando aprovação) que prevê a realização de convênios para disponibilizar na saúde pública de Fortaleza o tratamento de fertilização in vitro para as mães de baixa renda.

Inspirado na iniciativa da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), foi autora do projeto de emenda da Lei Orgânica do Município (aguardando aprovação) que assegura a presença de mulheres na composição da mesa diretora e das comissões da Câmara Municipal.

É apoiadora dos projetos sociais da CUFA (Central Única das Favelas), tendo concedido ao rapper MVBill, um dos fundadores da entidade no País, o título de Cidadão de Fortaleza.

Foi autora de emenda orçamentária ao Plano Plurianual de Fortaleza para a construção de dois Centros Vocacionais Tecnológicos na cidade.

Em 2010, foi eleita deputada estadual com 42.301 votos, sendo mais de 30 mil votos obtidos somente em Fortaleza, numa demonstração de reconhecimento popular por seu mandato de vereadora. Eliane foi a parlamentar estadual do PSB mais bem na capital cearense.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Menor Preço do Brasil - Combate a pressão alta e emagrece!

Popular Posts

Curtam Nossa Pagina no Facebook