contador de visitas para blog
Loading...

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Se as eleições fossem hoje, o próximo governador do Ceará seria o senador Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado Federal e presidente da legenda no Estado. De acordo com pesquisa do Ibope, registrada junto à Justiça Eleitoral, o peemedebista lidera a corrida ao Palácio da Abolição em todos os cenários apresentados.

Questionados em quem votariam se os candidatos fossem Eunício Oliveira (PMDB), Camilo Santana (PT), Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), 40% dos entrevistados afirmaram que votariam em Eunício, enquanto Camilo recebeu a preferência de 5%, Nicolle de 3% e Ailton também de 3%. Brancos e nulos ficaram em 25% e 24% não sabem ou preferiram não responder.
No cenário em que os candidatos fossem Eunício Oliveira (PMDB), Luizianne Lins (PT), Nicole Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), Eunício recebeu a preferência de 39% dos entrevistados, contra 11% de preferência para Luizianne, 3% para Nicolle Barbosa e 3% para Ailton Lopes. Brancos e nulos ficaram em 22% e 21% não sabem ou preferiram não responder.

Quando apresentado o cenário com Eunício Oliveira (PMDB), Zezinho Albuquerque (PROS), Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), Eunício lidera novamente com 42% da preferência do eleitorado, ao passo em Zezinho é o preferido de 4%, Ailton também de 4% e Nicolle de 3%. Brancos e nulos ficaram em 25% e 24% não sabem ou preferiram não opinar.

Já com o cenário formado por Eunício Oliveira (PMDB), Domingos Filho (PROS), Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), a preferência por Eunício chega a 41%, na medida em que 5% preferem Domingos Filho, 4% ficam com Ailton e 3% apontam Nicolle. Brancos e nulos ficaram em 24% e 23% não sabem ou preferiram não opinar.

Sendo apresentada uma disputa entre Eunício Oliveira (PMDB), Mauro Filho (PROS), Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), Eunício é novamente o mais indicado, desta feita, com a preferência de 39% dos entrevistados, enquanto Mauro Filho é o preferido de 9%, Nicolle Barbosa de 3% e Ailton Lopes de 3%. Brancos e nulos ficaram em 23% e 22% não sabem ou não quiseram responder.

O Ibope ainda ofereceu um último cenário, formado por Eunício Oliveira (PMDB), Izolda Cela (PROS), Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), e o senador permanece à frente, com a preferência de 42% dos entrevistados, contra 4% de Ailton e 4% de Nicolle. Secretária de Educação do Estado, Izolda Cela não pontuou na pesquisa. Brancos e nulos ficaram em 25% e outros 25% não sabem ou não quiseram responder.

Expectativa
Questionados sobre a expectativa em relação a quem sairá vencedor das eleições, independente de opção de voto, 33% dos eleitores afirmaram acreditar que o próximo governador do Ceará vai ser Eunício Oliveira (PMDB). Luizianne Lins (PT) foi apontada por 6%, Mauro Filho (PROS) por 4%, Camilo Santana (PT) por 2%, Domingos Filho (PROS) por 2%, Zezinho Albuquerque (PROS) por 2%, Ailton Lopes (PSOL) por 1% e Nicolle Barbosa por 1%. Izolda Cela (PROS) não pontuou, enquanto 50% não sabem ou quiseram responder.

Rejeição
O Ibope ainda perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum. A maior rejeição foi da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, citada por 27% dos eleitores. Os demais candidatos apresentados receberam a indicação na seguinte ordem: Eunício Oliveira (PMDB) com 13%, Domingos Filho (PROS) e Izolda Cela (PROS) com 11%, Ailton Lopes (PSOL), Camilo Santana (PT), Mauro Filho (PROS) e Zezinho Albuquerque (PROS) com 9% e Nicolle Barbosa (PSB) com 7%. Poderiam votar em qualquer um dos candidatos 22% dos entrevistados, ao passo que 28% não sabem ou não quiseram responder.
Senado
Na disputa da o Senado Federal, a pesquisa mostra que, hoje, o favorito seria o ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). O tucano líder a disputa em todos os cenários apresentados pelo Ibope, mesmo o partido tendo informado que dificilmente Tasso estaria disposto a enfrentar uma nova empreitada nas urnas.

Com o cenário formado por Tasso Jereissati (PSDB), Inácio Arruda (PCdoB), José Guimarães (PT) e Geovana Cartaxo (PSB), o tucano é o preferido de 47% dos entrevistados. Inácio aparece com 22%, Guimarães com 5% e Geovana com 3%. Brancos e nulos chegaram a 13% e 10% não sabem ou não quiseram responder.

Se os candidatos ao Senado fossem Tasso Jeireissati (PSDB), Inácio Arruda (PCdoB), Luizianne Lins (PT) e Geovana Cartaxo, Tasso lideraria com 49%, seguido por Inácio com 22%, Luizianne com 5% e Geovana com 2%. Brancos e nulos chegaram a 12% e 10% não sabem ou não quiseram responder.

Presidência
A presidente Dilma Rousseff (PT) é disparadamente a preferida dos cearenses na disputa eleitoral para presidência da República, conforme mostra a pesquisa do Ibope. Ela foi escolhida por 66% dos entrevistados, enquanto 6% apontaram o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e 5% indicaram o governador Eduardo Campos (PSB/PE) e 4% ficaram com o Pastor Everaldo (PSC). José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 12% e 7% não sabem ou não quiseram responder.

Registro
A pesquisa ouviu 812 pessoas, entre os dias 22 e 25 de março e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo Nº CE-00002/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo BR-00059/2014. A margem de erro estimada é e 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Assessoria de Imprensa 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.

Siga Noticia Atual Por Email

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Popular Posts

Curtam Nossa Pagina no Facebook