contador de visitas para blog
Loading...

sexta-feira, 14 de março de 2014

Sobral A Delegacia Regional de Sobral continua intensificando ações para garantir a segurança da população. Além de parcerias constantes com a Polícia Militar e Guarda Municipal, a Polícia Civil realiza trabalhos com colaboradores a fim de buscar inovações tecnológicas que otimizem a investigação, como é o caso da mais recente experiência com o 'drone', um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), no cumprimento de mandados.
Segundo o delegado Regional de Sobral, Júnior Vieira, desde dezembro de 2013 está ativa uma parceria com um colaborador civil que comanda um 'drone' para operações na região. Já foram cerca de dez ações que utilizaram o equipamento. "Ele serve de apoio nos ações de buscas e apreensões, localizações exatas e até para reconhecimento de área", explica.
Em áreas de acesso mais difícil, o 'drone' tem sido usado para localizar rotas, pontos suspeitos e em casos específicos até mesmo identificar plantações de drogas. Segundo a Polícia, os resultados têm sido bons.
Dentre os benefícios, conforme Júnior Vieira, está principalmente o apoio na hora de apreender foragidos, em ocasiões em que os policiais entram pela frente do imóvel e o veículo fornece cobertura aérea.
"Em perseguições com fuga por quintais, por exemplo, o equipamento é uma maneira eficiente de diminuir o pessoal, que não irá se deslocar para o lado errado", exemplifica o delegado. O 'drone' funciona via satélite, através de um rádio controle e um piloto especializado.
Um dos casos já vivenciados pela Polícia de Sobral foi uma perseguição em que as viaturas fecharam às ruas onde o suspeito morava enquanto o veículo sobrevoava o local e um policial acompanhava as imagens em tempo real, através de um pequeno monitor. Apesar de nada ter sido encontrado no endereço indicado, o acusado ficou assustado quando percebeu o auxilio aéreo da Polícia nas buscas por objetos de origem criminosa, no quintal de sua residência.
Inédita
Junior explica que essa experiência é inédita no Nordeste e que o equipamento já vem sendo utilizado em outros países. "Ele pode contribuir muito no cumprimento de mandados de busca e apreensão, auxiliar nas investigações e desvendar crimes com um ângulo de visão que só um helicóptero tem. Além de sobrevoar numa altitude menor, o equipamento transmite as imagens em tempo real para um monitor que fica nas mãos de um policial, além de gravar vídeo e foto em cartão de memória. Em breve vamos apresentar algumas ações e prisões e mostrar como a tecnologia pode melhorar o trabalho policial", disse.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.

Siga Noticia Atual Por Email

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Popular Posts

Curtam Nossa Pagina no Facebook